Lilian realiza palestra em Clínica em Taubaté
12 novembro | 2018
O machismo e a violência na infância
3 dezembro | 2018

Você sabe qual é o papel da escola na educação em sexualidade para o seu filho?

Esse é um assunto que precisa ser ESCLARECIDO, a Escola é a principal parceira dos pais no que se refere à educação em todos os sentidos…

Da mesma forma que devemos saber como nossos filhos serão alfabetizados, perguntar sobre como é tratado a Sexualidade e quem falará sobre esse tema com eles, é uma questão que deve ser abordada junto à escola.

O problema é que os pais têm dificuldades, inclusive, de mencionar a palavra Sexualidade para o responsável da escola. Por outro lado, a maioria das escolas preferem não abordar o tema, para evitar conflitos e interpretações equivocadas e também por não terem preparo técnico e nem científico para desenvolver o assunto.

Mas o fato é que a escola tem um papel fundamental na educação em sexualidade. Muitos de nossos filhos passam pelo menos de 5 a 6 horas por dia na escola, então praticamente metade do dia eles têm interação com colegas e professores. E desde pequeninos, como já vimos , tem dúvidas e vivências que também vão acontecer neste espaço. Então, não podemos nos enganar! Dúvidas sobre o corpo, as sensações vão aparecer no ambiente escolar e isto precisa ser trabalhado lá também. E se for feito de forma séria e responsável nos ajudará em muito nesta tarefa como pais.

É possível sim estabelecer uma parceria entre família e escola. Desde que a escola tenha alguém capacitado e que possa de forma responsável trazer informação de qualidade e com embasamento científico e que os levem a reflexão  e apliquem em suas vidas.

Se a escola do seu filho tem abordado esse tema, não se assuste! Procure saber como tem sido essa abordagem, quem está fazendo e se as informações têm embasamento científico.

Se nós e a escola não fizermos nossa parte neste processo, quem vai fazer é a mídia, a internet, o que eles vêm diariamente na casa dos outros, etc.

Daí entra a nossa responsabilidade e a da escola em assumir os nossos papéis fundamentais na formação dos nossos pequenos. Pais e escola é uma parceria que renderá bons frutos e guiará nossos filhos pelo melhor caminho.

Até o próximo post!