Lilian Macri participa de encontro só de mulheres em Santa Isabel
28 junho | 2018
A quem você delega a Educação em Sexualidade do seu filho?
20 setembro | 2018

Entenda os aspectos da sexualidade infantil

Você sabia que toda criança tem sexualidade? Sexualidade é algo que já nasce conosco se desenvolve ao longo da vida. E durante a infância até a adolescência podemos falar em 5 fases.

Saber como identificar essas fases e conduzi-las de forma natural fará toda a diferença na vida dessa criança.

Assim como os cuidados com a alimentação, a higiene e com a saúde dos nossos pequenos, também precisamos ter um olhar mais atento sobre a sexualidade na primeira infância.

A minha missão, como Especialista em Sexualidade Humana é desmistificar todos os aspectos que envolvem a sexualidade de forma simples e de fácil compreensão.

Então vamos ver as principais características de cada uma delas:

  1. Fase oral

Até 2 anos de idade, os primeiros momentos de prazer são vivenciados pela boca. Será por onde o bebê sacia sua fome. Ou seja, além da sensação agradável do toque, um instinto de sobrevivência é aliviado causando a experiência do prazer. Isso explica por que as crianças costumam levar à boca tudo o que encontram, podendo assim experimentar diversas sensações e descobrindo sabores, consistências, texturas etc.

  1. Fase anal

Essa fase da sexualidade se manifesta entre 1 e 3 anos de idade. Nela, a criança começa a obter controle de seus esfíncteres, em que ela tira proveito do ato de reter as fezes para, em seguida, desfrutar de prazer e alívio quando passam pelo ânus. O mesmo ocorre com a urina.

  1. Fase fálica

Nesta fase, que acontece geralmente entre 3 e 6 anos de idade, a libido está ligada à genitália. O desejo de manipular os órgãos sexuais e a curiosidade em diferenciar o feminino e o masculino também aparecem nesse momento.

  1. Fase de latência

Entre 6 e 11 anos de idade, a libido é temporariamente direcionada para o desenvolvimento intelectual e social da criança. O foco agora será na convivência no clube da Luluzinha ou do Bolinha.

  1. Fase genital

A partir dos 10 ou11 anos (às vezes menos), a puberdade começa a se manifestar com o aparecimento dos caracteres sexuais secundários através da ação dos hormônios sexuais ( mudanças na voz, pelos pubianos, aumento da mama, pênis,etc).  Com a primeira ejaculação e a primeira menstruação é marcado o início da adolescência com todas as mudanças corporais, psicológicas, nos relacionamentos, e nas descobertas do novo corpo e das novas sensações.

 

Quando os pais estão cientes desses estágios tudo fica mais fácil! A forma como vão conduzir o processo se dá de maneira tranquila e educativa. E isso trará o aumento do vínculo e segurança para o seu filho.

Seu filho está em uma dessas fases? Não sabe como conduzir a situação?